
Luiz Segamarchi - Yoga
Saúde e Bem Estar
Training
Saúde é multidisciplinar. Saúde é um bem precioso e complexo. Várias atividades são necessárias para se conquistar, manter e melhorar a saúde como alimentação, exercícios físicos, exercícios mentais e repouso.
Na área de Exercícios Físicos, nossas várias capacidades devem ser treinadas: Resistência, Força, Velocidade, Agilidade, Equilíbrio, Flexibilidade e Coordenação motora. Existem algumas estratégias e ferramentas para que elas sejam desenvolvidas de maneira eficiente. Abaixo, mostramos algumas.

Personal Training
Cada pessoa é única, em suas necessidades e gostos. A prática de exercícios físicos com prescrição individualizada é o ideal para que sejam atingidos os melhores resultados no menor tempo, já que o cliente é avaliado, entrevistado e participa ativamente do processo de elaborar a melhor estratégia para o seu desenvolvimento, levando-se em conta as suas atividades de preferência, horário, local, motivação etc.
Na prescrição dos exercícios, podem ser utilizados como métodos a musculação, o alongamento, Hatha Yoga, Pilates e Ginástica Funcional.

Hatha Yoga
Yoga é a cessação dos movimentos da consciência. Quando isto acontece, o praticante se estabelece em sua verdadeira essência. Caso contrário, há a identificação da mente com as suas agitações e com as causas dessas agitações.
Todos os ramos tradicionais e autênticos de Yoga têm esse mesmo objetivo. O que difere um ramo do outro é a ferramenta utilizada para se atingí-lo. No Hatha Yoga, a ferramenta é o corpo.
Assim, durante a prática são usados exercícios para limpeza das vias respiratórias, e intestinais, fortalecimento, alongamento, relaxamento e melhora na respiração, entre vários outros. Estes são objetivos secundários, mas que facilitam a prática da meditação.

Pilates
Joseph Pilates desenvolveu um método ao qual deu o nome de Contrologia (passou a se chamar Pilates depois que ele faleceu).
Ele se utilizava de barris, camas, molas e quaisquer materiais que estivessem à disposição, com a finalidade de executar os exercícios que fossem necessários, dentro de uma série de preceitos como concentração, fluidez, respiração correta, postura, casa de força e outros. Assim, a Contrologia (Pilates) é definida pela maneira como se pratica o exercício, e não o material que é usado. Por isso pode-se praticar o verdadeiro Pilates com qualquer material, inclusive com aparelhos convencionais de musculação, ao passo que, mesmo que você use o Cadillac ou o Reformer, se não seguir a metodologia correta, não será uma prática de Pilates.